Sistema de retirada cordão interno de Solda

Soluções em PEAD

Sistema de retirada cordão interno de Solda

Existem ferramentas de retirada de cordões interno de solda, formados durante o processo de termofusão.

      

Teoria Operacional:
Equipamentos projetados para remover o cordão do interior do tubo HDPE durante a instalação, o extrator também pode remover cordões de fusão em antigos sistemas existentes.
Razões para a remoção do cordão:

  • Restrição de fluxo
  • Evitar bloqueio por acúmulo de material
  • Biofilme e armadilha de bactérias com adesão de microrganismos na superfície
  • Evitar desgaste irregular na tubulação
  • Redução do fluxo

Diâmetros disponíveis para retirada do cordão interno 
Cada cabeça de aparador tem um range de corte ajustável para se acomodar nos vários diâmetros internos de acordo com o SDR. A seguir temos a capacidade de trabalho para cada diâmetro. 
Possível retirada de cordões internos 3” até 22” (63mm a 630mm)
Sistema funciona com um  cabeçote do aparador do cordão é projetado nos diâmetros de IPS de 63mm até a tubulação de 630mm. O cabeçote do aparador de cordão tem uma escala ajustável para combinar SDR 7.3 até SDR 32.5, atendendo a diversos diâmetros de tubulação. 
Os cabeçotes são acionados por um cabo manual ou pneumático, que tem um alcance de até 16 metros, sendo possível ainda adicionar mais tubos de torque para atingir maiores extensões. Todas os cabeçotes do aparador dos cordões são intercambiáveis.

ajustador de corte para Pressão nominal acima de 20 (PN)   retirada de cordões

Sistema de disco centralizador que garante o melhor corte no ato da remoção do cordão

Sistema de disco centralizador

Projeto do cabeçote tri-índice:
Incorporando um contato de 3 pontos à parede da tubulação e do cordão de solda, o projeto da roda do Tri-Índice mantém o cortador na trilha de corte durante a remoção do cordão.
Ajuste rápido e exato da tri-came

Interruptor de ativação por gravidade interna e braços de corte independentes
Estas roldanas trabalham juntas para criar um apoio seguro do cortador, mantendo a pressão constante do cortador contra o cordão de solda durante a remoção dele. Quando o cabeçote do aparador é girado para baixo, o interruptor interno ativa o braço da lâmina do cortador indo de encontro ao cordão. 

CUIDADO: a lâmina do cortador é muito afiada, portanto esteja ciente ao trabalhar com esta ferramenta.
Ajuste rápido e exato da tri-came
Este novo recurso torna muito confiável processo, com rotação fácil da placa tri-cam, as 3 rodas de índice são uniformes e rapidamente configuradas para o trabalho manual.

Nota:
A configuração inicial adequada para as rodas deverá ter 2 pontos de contato com a parede do tubo e com a terceira roda mantida uma distância 1/8″ entre roda e parede de tubo.
Bloqueio tri-cam
Com uma chave de 1/2 e um pino cego, a placa de ajuste tri-cam fica travada no lugar. 
Nota: é necessária pouca força de bloqueio para manter a placa Tri-Cam no lugar. Bloqueie todos os 3 bloqueios Tri-Cam quando o ajuste adequado da roda de índice for alcançado.

Extração estacionária do cordão
Este projeto novo permite que os ganchos permaneçam imóveis ao executar o corte do cordão. Isso ajuda a manter a capturada do cordão pelos ganchos de extração. Devido aos vários tamanhos da parede da tubulação, outros ganchos podem ser exigidos. Basta dobrar os ganchos do dedo para que todos os 3 toquem a parede do tubo ao inserir o cabeçote.

Importante:
Recurso de ajuste de tamanho adicional: em uma adição à placa de ajuste Tri-Cam, o aparador de cordão também tem um ajuste de roda de índice. Isso ajuda a dimensionar as faixas extremas do cabeçote Bead Trimmer.

Nota: todas as 3 rodas de índice devem ser usadas na posição 1 ou 2 quando o recurso de ajuste de tamanho é acionado. Nunca misture as posições na configuração operacional.
Extração estacionária do cordão

Montagem apropriada do cabeçote BEAD TRIMMER
A foto abaixo retrata como um jogo correto deve ser, incluindo a posição apropriada das rodas de índice e do cortador de lâmina – antes de unir o pacote do punho e deslizar a cabeça abaixo da tubulação.

Nota: remover o cordão de solda durante o estágio de refrigeração é recomendado para maior eficiência.
 

OPERAÇÃO PARA RETIRADA DE CORDÃO INTERNO DE SOLDA
1. Enquanto a tubulação se encontra na máquina da fusão, e antes de fazer a solda de fusão deslizar, coloque o cabeçote e posicione o mesmo adequadamente. 
2. Certifique-se de que as rodas de indexação e a lâmina do cortador estejam em suas posições apropriadas como mostrado acima.
3. Limpe todos os detritos que possam ter sido acumulados na frente da cabeça do aparador de contas.
4. Após a conclusão da fusão e permitir bastante tempo para que o cordão de solda endureça, as rodas de índice pararão a cabeça na posição na junção da fusão.
5. Depois que o cabeçote parou na junção da fusão, gire lentamente a cabeça do tee-punho e note o disparo do braço contrário de volta. Isto ativará o interruptor interno da gravidade e liberará a lâmina do cortador.  
6. Depois que o cortador é ativado, mude o sentido da rotação do tee-punho ao sentido horário. Você deve sentir a resistência da lâmina do cortador em ação, continue para uma volta cheia. Neste momento, você deve sentir o grânulo de fusão cortado livre. O cordão ficará preso pelos ganchos do dedo, que deverá ser retirado junto ao cabeçote.  

Importante: quando o cortador for acoplado no cordão, não deve haver nenhum movimento de empurrar o sistema do punho para dentro ou para fora da tubulação durante a rotação de corte. Isto pode fazer com que a lâmina do cortador viaje fora do grânulo da fusão e da posição frouxa do cordão.
Não inicie o processo de remoção do cordão enquanto a solda ainda estiver amolecida. O cordão não terá resistência suficiente na superfície para guiar na lâmina de corte, é necessário aguardar um pouco para iniciar a extração e assim facilitar o alinhamento da lâmina do cortador guiando o cordão. Com um cordão ainda amolecido não é possível efetuar um corte corretamente. Recomenda-se esperar até que o cordão esteja endurecido antes da remoção. Entretanto, cortar o cordão quando o mesmo estiver morno fará a operação de remoção do grânulo muito mais fácil.

Cordão de soldaDEPARTAMENTO TÉCNICO
PIPEWORKS